quarta-feira, 19 de junho de 2013

ZUMBA FITNESS: A AULA MISTURA DANÇA E GINÁSTICA, ELIMINA CENTENAS DE CALORIAS E TURBINA A SAÚDE, O HUMOR E A DISPOSIÇÃO

Zumba: aula é energizante

Malhar o corpo todo sem perceber a hora passar. Dançar os mais diversos ritmos, acompanhando as coreografias com facilidade, mesmo sem nunca ter sido a rainha do gingado. Perder centenas de calorias (são, em média, 600 a cada hora); ganhar fôlego, disposição, saúde. Sorrir, sorrir, sorrir... É assim a vida de quem pratica Zumba Fitness, uma ginástica em forma de festa (ou seria o contrário?) que já arrebatou mais de 14 milhões de pessoas de todos os tamanhos, formas e idades em mais de 150 países do mundo todo.
— O segredo da Zumba é simplificar e divertir. Até minha mãe é capaz de acompanhar! Entrar em forma é consequência — afirma Beto Perez, colombiano "sarado" de 42 anos que criou a modalidade física quase sem querer, em meados dos anos 90, ao improvisar uma aula de aeróbica com fitas-cassete de música latina: — Aquilo foi pura energia! Os alunos não paravam de sorrir.

Em média, queimam-se 600 calorias numa aula de uma hora de Zumba
Em média, queimam-se 600 calorias numa aula de uma hora de Zumba Foto: Divulgação
Desde então, o número de "zumbaholics" só faz crescer. Celebridades como as cantoras Shakira e Jennifer Lopez e a atriz americana Kathy Najimy se renderam aos movimentos ao som de salsa, merengue, cúmbia, reggaetón, hip hop, funk...
— O exercício tradicional é chato. Com a Zumba descobri o prazer de movimentar o corpo. É o programa de fitness perfeito: em um ano, eliminei 25kg — conta Kathy, que da rechonchuda e bonachona freira do filme "Mudança de hábito" passou a cinquentona esbelta.
As roupas com a marca Zumba abusam do colorido
As roupas com a marca Zumba abusam do colorido Foto: Divulgação


Desde que foi registrado como empresa, nos Estados Unidos, em 2001, o Zumba Fitness virou um grande negócio para seus sócios, os colombianos e xarás Alberto "Beto" Perez, Alberto Perlman e Alberto Aghionmania. Não bastasse, é hoje considerado uma filosofia de vida entre seus praticantes, que, além do sorriso estampado no rosto, ostentam a logomarca da Zumba em roupas coloridíssimas, tênis, acessórios e até no corpo. "Peace, love and Zumba" ("Paz, amor e Zumba"), "Zumba... have fun!" ("Zumba... Divirta-se!") e "Zumba saved my soul" ("Zumba salvou minha alma") eram algumas das tatuagens mais vistas entre os participantes do Zumba Convention 2012, em Orlando (EUA), evento que reuniu aproximadamente 8 mil instrutores e entusiastas em torno das novidades da Zumba, que já lançou no mercado DVDs com aulas domésticas e até videogames nas três principais plataformas: Wii, Xbox e PS3.
Videogame: diversão combinada a malhação
Videogame: diversão combinada a malhação Foto: Divulgação




DVDs com aulas de Zumba e os
DVDs com aulas de Zumba e os "sticks", bastões que parecem chocalhos e esculpem os braços Foto: Divulgação

Flashes pipocando, gritinhos histéricos, pedidos de autógrafo. Poderia se tratar de qualquer megacelebridade da TV ou da música adentrando o Hotel Peabody, em Orlando (EUA). Mas era Alberto Perez, o criador da Zumba. Entre os instrutores do programa, denominados ZIN (Zumba Instructor Network ), Beto é ídolo máximo, espécie de semideus. "Isso não existe, por favor, somos todos iguais aqui", repetia, encabulado, o sorridente empresário. Apesar da fama, Beto continua dando aulas de Zumba em academias e estúdios de Miami (EUA), além de correr o mundo ministrando master classes e treinando instrutores, assim como as belas Gina Grant e Kass Martin (na foto abaixo com Beto, à esquerda e à direita, respectivamente), instrutoras de Zumbatomic e Zumba Toning.
Gina Grant, Beto Perez e Kass Martin: celebridades da Zumba
Gina Grant, Beto Perez e Kass Martin: celebridades da Zumba Foto: Naiara Andrade




O programa Zumba tem oito tipos de aula:

- Zumba Fitness: nas aulas, tocam ritmos exóticos com batidas internacionais e latinas.
- Zumba Gold: pensado para o público a partir dos 65 anos, utiliza a fórmula da Zumba Fitness e modifica os movimentos para se adequarem às necessidades dos participantes idosos.
- Zumba Toning: combina exercícios localizados com trabalho cardiovascular. Os alunos aprendem como usar bastões leves, semelhantes a maracas, para aprimorar o ritmo e tonificar músculos de braços, abdômen, glúteos e coxas.
- Aqua Zumba: conhecida como "A festa na piscina", integra a fórmula e a filosofia da Zumba com a hidroginástica tradicional.
Aqua Zumba: modalidade do programa dentro d'água
Aqua Zumba: modalidade do programa dentro d'água Foto: Divulgação
- Zumbatomic: planejadas para crianças de 4 a 12 anos, as aulas são embaladas a hip hop, reggaetón e outros ritmos. Prometem melhorar a concentração e a coordenação.
- Zumba in the circuit: engloba 30 minutos de ginástica inspirada em movimentos latinos, combinada com treino de circuito e uma série de exercícios de musculação em intervalos programados.
- Zumba Gold-Toning: é um programa de dança fácil de acompanhar, ideal para iniciantes. Ajuda a desenvolver força muscular, aumentar a densidade óssea e melhorar a mobilidade, a postura e a coordenação.
- Zumba Sentao: usa uma cadeira como base, para fortalecer, equilibrar e estabilizar o corpo. Nela o aluno se apóia, balança e rebola, enquanto trabalha os quadris.
Zumba Sentao: movimentos com o auxílio de uma cadeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário